sexta-feira, 7 de junho de 2013

Mary Del Priore: Livros e Eventos


Confesso que estava em dúvida sobre que falar no primeiro post do blog. Havia muitas possibilidades, que me colocaram em longos dias de indecisão. Porém hoje, quando minha mãe ligou-me dando a notícia, tomei a decisão. 

Ano passado, mais precisamente dia 24 de maio, tive a oportunidade de conhecer a historiadora Mary Del Priore durante um evento da Livraria Curitiba e só posso relatar a experiência de uma maneira integralmente positiva. Ela, autora de 28 livros e pós-doutorada em Paris, prendeu a atenção de todos que estavam ali presentes. Encantou até mesmo os que não se interessavam por história, como a minha própria mãe.

Mary autografando os meus livros. Extremamente simpática e atenciosa.
Sua especialidade é a história brasileira, mas esta é contada de uma maneira que nos prende até a última página do livro. O primeiro que li dela foi o Histórias Íntimas, que trata sobre a sexualidade e o erotismo justamente aqui no Brasil, inclusive realizei um trabalho de oralidade para a aula de português baseado neste assunto. Li também A Carne e o Sangue, o livro lançado na ocasião, que conta o relacionamento de Dom Pedro I com sua esposa, Dona Leopoldina, e com sua amante, a Marquesa de Santos. Ambos os livros terminei em menos de uma semana, devido a sua leveza e seu conteúdo.

Histórias Íntimas e A Carne e o Sangue, respectivamente.
Na última Páscoa, deixei de lado os chocolates e pedi de presente um box da Audrey Hepburn, que falarei mais tarde, e o livro A Condessa de Barral, que tornou-se o meu favorito. Luísa Margarida Portugal e Barros, foi amante e a grande paixão do Imperador Dom Pedro II, com quem manteve um relacionamento por mais de 30 anos. Ela fora educada na França e destacava-se pelos seus modos, humor e inteligência. Era considerada uma mulher a frente do seu tempo.

O presente.


Mas qual era a tal notícia que me fez escrever sobre os livros que considero parte da minha lista de favoritos? Digo que ela não poderia ser melhor: a autora retornará à Curitiba no dia 18 de junho, e é claro que eu não perderei esta oportunidade, nem a de mais tarde relatar tudo aqui. 

O mais recente livro da autora.

Sempre um Papo com Mary Del Priore

Dia: 18 de junho de 2013, terça-feira, às 19h30
Entrada Gratuita 
Local: Teatro Regina Vogue Avenida 7 de setembro, 2775, Rebouças, Shopping Estação
Informações: (41) 2101.8292 – www.sempreumpapo.com.br

Esta é uma oportunidade, que na minha opinião, não se pode deixar passar!


Um comentário:

  1. Ah menina adorei!
    Que vontade de ir pra Curitiba, e mais vontade ainda de ir pra Curitiba 18 de junho às 19:30 no Teatro Regina Vogue (strike a pose).
    E que inveja desse box da Audrey, hein? E posta aqui, só pras amigas ficarem chorando de inveja??? (eu)

    Fico felicíssima de você entrar no blogger.
    Desejo muuuito sucesso!!
    Bj

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...